Vulvovaginites

Pré-Natal

A Assistência Pré-Natal visa assegurar que cada gestação culmine no parto de um recémnascido saudável, sem prejuízos à saúde da mãe. Consiste, em resumo, em uma tríade:

1. Prevenir, identificar e/ou corrigir as anormalidades maternas ou fetais que afetam adversamente a gravidez, incluindo os fatores sócio-econômicos e emocionais, bem como os médicos e/ou obstétricos;
2. Instruir a paciente no que diz respeito à gravidez, ao trabalho de parto, parto, atendimento ao recém-nascido, bem como aos meios de que ela pode se valer para melhorar sua saúde;
3. Promover um suporte psicológico adequado por parte do seu companheiro, sua família e daqueles que a tem sob seu cuidado, especialmente na primeira gravidez, de forma que ela possa ser bem sucedida na sua adaptação à gravidez e diante dos desafios que enfrentará ao criar uma família.

O atendimento pré-natal deve ser organizado para atender às reais necessidades de toda a população de gestantes da sua área de atuação, por meio da utilização de conhecimentos técnicocientíficos e dos meios e recursos adequados e disponíveis. Além disso, deve proporcionar facilidade e continuidade no acompanhamento pré-natal e respostas positivas das ações de saúde sobre a saúde materna e perinatal.

Para que tais objetivos sejam alcançados, os seguintes elementos devem ser garantidos: a) Captação precoce da gestante na comunidade. b) Atendimento periódico contínuo e extensivo à população alvo. c) Recursos humanos tecnicamente treinados e cientificamente preparados. d) Área física adequada. e) Equipamentos e instrumentais adequados. f) Realização de exames laboratoriais obrigatórios. g) Medicamentos básicos acessíveis. h) Sistema eficiente de referência e contra-referência. i) Serviço de registro e de estatística. j) Sistema de avaliação da efetividade das ações de assistência pré-natal.

O início do pré-natal deve ocorrer no 1o trimestre gestacional permitindo que ações preventivas e terapêuticas sejam oportunamente introduzidas.

< voltar
DRA. EVELINE LINHARES - GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
VILA CLINIC - (Atrás do Hospital Dr. Estevão e do Abrigo)
Rua Dr. Figueiredo Rodrigues, 573 Centro, Sobral - CE
Tel.: (88) 3613-2001\ 3613 4001\ 9747 8013
Encontre no mapa
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia International Federation of Gynecology and Obstetrics Sociedade Brasileira de Videocirurgia International Urogynecological Association Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia