Mamografia

Mamografia

A mamografia é uma radiografia detalhada do tórax, capaz de detectar anomalias até mesmo antes que se perceba a existência de algum caroço. A mamografia é o melhor teste isolado para detectar anomalias que possam ser um sinal precoce do câncer de mama. Ela é capaz de mostrar alterações da mama até 2 anos antes que a paciente ou o médico sejam capazes de percebê-las pelo tato. A maioria dos especialistas concordam que a detecção precoce é a chave do tratamento bem-sucedido do câncer de mama.

Quando realizar o exame?

- Com menos de 35- 40 anos em mulheres de alto risco
- Acima de 40 anos: uma mamografia anual, de acordo com recomendação do Colégio Brasileiro de Radiologia e o quadro clínico da paciente.
- A mulher que palpar um nódulo em sua mama, de qualquer tamanho, que tenha secreção no mamilo ou dor persistente nas mamas deve procurar um médico imediatamente.

Como é realizado o exame?

A técnica posiciona os seios sobre uma plataforma especial. Um total de 4 radiografias são realizadas: uma vista frontal e uma vista lateral de cada mama. Geralmente dura de 20 a 30 minutos.

Para sua segurança e para obter melhores resultados com o exame, informe à técnica ou ao médico:

- se há suspeita de gravidez;
- se tem implantes nos seios;
- se tem cicatrizes nas mamas;
- se já fez biópsia ou alguma cirurgia na mama;
- se está amamentando

Como a mama é comprimida pelo mamógrafo, não é recomendado fazer o exame no período menstrual, quando a mulher fica mais sensível à dor.

Uma indicação é que a paciente não use desodorante, perfume ou talco no dia da mamografia, que podem deixar resíduos que interferirão nos resultados.

Um dos recentes avanços da mamografia é a MAMOGRAFIA DIGITAL (computadorizada). A mamografia digital se assemelha a convencional por usar raios X na produção das imagens porém o sistema é equipado com receptor digital e um computador ao invés de um filme cassete. Na mamografia convencional as imagens são gravadas em filme. O filme é revisado pelo radiologista no negatoscópio. Com mamografia digital, a imagem mamográfica é capturada por um detector eletrônico especial de raios X o qual converte a imagem numa foto digital e pode ser revisado no monitor do computador. O radiologista pode alterar a magnificação, orientação, brilho, contraste através do computador para verificar melhor áreas da mama. A mamografia convencional demora de 30 minutos a uma hora para a obtenção do diagnóstico. Quando a imagem não é satisfatória o exame tem que ser refeito e a mulher expor-se a nova carga de radiação. Na mamografia digital os procedimentos são os mesmos, a mulher fica de pé, a pressão sobre o seio continua- pois ela é necessária para a superposição de tecidos e descobrir nódulos minúsculos- e, em seguida um dispositivo eletrônico grava as imagens geradas pelo raio X, apenas 15 segundos após a exposição. Os procedimentos são mais rápidos e a paciente recebe menor dose de raios X com maior qualidade diagnóstica, com menor número de repetições de exposições durante um exame. Esta tecnologia permite que o resultado e as imagens sejam enviadas via Internet para qualquer parte do mundo.

< voltar
DRA. EVELINE LINHARES - GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
VILA CLINIC - (Atrás do Hospital Dr. Estevão e do Abrigo)
Rua Dr. Figueiredo Rodrigues, 573 Centro, Sobral - CE
Tel.: (88) 3613-2001\ 3613 4001\ 9747 8013
Encontre no mapa
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia International Federation of Gynecology and Obstetrics Sociedade Brasileira de Videocirurgia International Urogynecological Association Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia