Histerectomia

Histerectomia

A histerectomia é uma intervenção cirúrgica para a remoção do útero. É um procedimento complexo devido à proximidade do útero com estruturas urológicas nobres (ureteres e bexiga), mas com baixo risco de complicações.

Um dos principais motivos da realização da histerectomia é o sangramento abundante em pacientes no período anterior à menopausa.

Outras indicações para a realização da histerectomia são:

• Miomatose uterina
• Adenomiose uterina
• Endometriose
• Patologia endometrial benigna
• Sangramento uterino anormal

Dependendo da razão para a histerectomia, o cirurgião ginecológico pode escolher entre remover total ou parcialmente o útero.

Os cirurgiões usam diferentes abordagens para a histerectomia, dependendo da experiência do profissional, a razão para a histerectomia, e a saúde geral da mulher. O tipo de técnica cirúrgica da histerectomia determinará o tempo de recuperação e o tipo de cicatriz, se houver, após a operação.

Técnicas cirúrgicas para histerectomia:

• Histerectomia abdominal – cirurgia aberta
• Histerectomia transvaginal
• Histerectomia laparoscópica – por vídeo

A recuperação após a histerectomia abdominal implica por volta de 3 dias de hospitalização e aproximadamente de seis a oito semanas para a recuperação total. No caso de cirurgia vaginal ou laparoscópica a estadia é de mais ou menos 2 dias e quatro semanas para recuperação completa.

Após 6 a 8 semanas de recuperação pós-cirúrgica a atividade sexual pode ser retomada.

Importante: a sexualidade da mulher e a sua capacidade de ter orgasmos não são afetadas pelo fato de se ter submetido a uma histerectomia. As mulheres que tinham sangramento abundante ou desconforto durante as relações sexuais antes da intervenção cirúrgica podem começar a sentir mais prazer nas relações sexuais.

< voltar
DRA. EVELINE LINHARES - GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
VILA CLINIC - (Atrás do Hospital Dr. Estevão e do Abrigo)
Rua Dr. Figueiredo Rodrigues, 573 Centro, Sobral - CE
Tel.: (88) 3613-2001\ 3613 4001\ 9747 8013
Encontre no mapa
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia International Federation of Gynecology and Obstetrics Sociedade Brasileira de Videocirurgia International Urogynecological Association Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia