Dores na costas durante a gravidez
27/02/2013
Dores na costas durante a gravidez

Raras são as gestantes que não apresentam dores e desconfortos nas costas, principalmente na região lombar. Em geral, as dores lombares na gestação são causadas pela mudança do eixo postural com o avanço da gestação. O abdômen cresce e os ombros tendem a se inclinar para trás, compensando a projeção da barriga para frente. Essa acomodação do eixo de o equilíbrio leva ao aumento da lordose lombar e dor. Além disso, o hormônio relaxina é liberado, oferecendo maior mobilidade às articulações, tornando-as frouxas, preparando o corpo da mulher para o parto normal, visando facilitar a passagem do bebê.

Na metade do primeiro trimestre, os ossos da bacia se alargam, o que pode acarretar fortes dores nas costas, que melhoram do terceiro mês em diante.

Aos sete meses as dores podem voltar, mas por outro motivo: o peso do bebê sobrecarrega a musculatura da coluna vertebral, curvando a espinha dorsal. Existem, ainda, as falsas dores nas costas, provocadas pela distensão do estômago e intestinos por gases.

Algumas maneiras de amenizar as dores são: usar colchões firmes, fazer massagens na região e assumir sempre a postura correta ao sentar (com as costas retas, repousando no encosto). As gestantes habituadas a exercícios, como ginástica, natação entre outros, podem ter dores menos intensas. Alongamento, acupuntura, shiatsu e também RPG são úteis

voltar
DRA. EVELINE LINHARES - GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
VILA CLINIC - (Atrás do Hospital Dr. Estevão e do Abrigo)
Rua Dr. Figueiredo Rodrigues, 573 Centro, Sobral - CE
Tel.: (88) 3613-2001\ 3613 4001\ 9747 8013
Encontre no mapa
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia International Federation of Gynecology and Obstetrics Sociedade Brasileira de Videocirurgia International Urogynecological Association Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia