HPV E SAÚDE
01/08/2013
HPV E SAÚDE

O QUE SIGNIFICA “HPV”
É a sigla em inglês para papilomavírus humano. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE HPV E CÂNCER?
Na maioria das vezes, a infecção pelo HPV regride espontaneamente. Entretanto em alguns casos, ela persiste, ocasionando o surgimento de lesões (condilomas ou “verrugas” genitais) e que podem evoluir para câncer de colo de útero, vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca. Conforme a doença avança, podem surgir sangramento vaginal, corrimento ou dor, nem sempre nessa ordem.

HÁ OUTROS FATORES QUE AUMENTAM O RISCO DE DESENVOLVER CÂNCER DO COLO DO ÚTERO?
Sim. Fatores como idade, imunidade, comportamento sexual, genética e tabagismo tem sido associados com maior risco de progressão das lesões.

QUE EXAMES PODEM SER REALIZADOS PARA DETECTAR O HPV?
O primeiro deles e muito importante é o exame preventivo (de Papanicolau ou Citopatológico), que pode detectar as lesões iniciais. Quando essas alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas é possível prevenir a doença em 100% dos casos. Deve ser feito preferencialmente pelas mulheres entre 21e 75 anos, que têm ou já tiveram atividade sexual. Atualmente também existe outro exame, mais moderno, que detecta o grupo de vírus antes da mulher apresentar sintomas, chamado captura híbrida. Ele é importante em alguns casos, quando queremos saber se a mulher tem alto ou baixo risco para o desenvolvimento de lesões mais sérias, como o câncer de colo de útero.

O QUE MAIS PODE SER FEITO PARA EVITAR QUE A DOENÇA ACOMETA AS MULHERES?
Pode ser administrada a vacina Quadrivalente contra o HPV, preferencialmente na pré-adolescência, quando não houve o contato sexual. Entretanto, há relatos que mesmo as mulheres que já iniciaram a vida sexual ou aquelas que já se infectaram, também se beneficiam com seu uso. É importante destacar que a vacina é exclusivamente preventiva, e desta forma não atua no tratamento de lesões, nem eliminação de infecções pelo HPV prévias.

QUE TIPO DE MÉDICO DEVE SER PROCURADO PARA O TRATAMENTO DE PACIENTES COM INFECÇÃO POR HPV?
Médicos ginecologistas, urologistas ou proctologistas podem tratar pessoas com infecção por HPV. Outros especialistas podem ser indicados após análise individual de cada caso.

voltar
DRA. EVELINE LINHARES - GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
VILA CLINIC - (Atrás do Hospital Dr. Estevão e do Abrigo)
Rua Dr. Figueiredo Rodrigues, 573 Centro, Sobral - CE
Tel.: (88) 3613-2001\ 3613 4001\ 9747 8013
Encontre no mapa
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia International Federation of Gynecology and Obstetrics Sociedade Brasileira de Videocirurgia International Urogynecological Association Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia