GLÂNDULA DE BARTHOLIN E BARTHOLINITE
01/08/2013
GLÂNDULA DE BARTHOLIN E BARTHOLINITE

As glândulas de Bartholin estão localizadas lateralmente na parede vaginal, e são importantes na lubrificação do canal vaginal, preparando-o para o ato sexual. Algumas vezes, estas glândulas podem sofrer alterações inflamatórias secundárias à infecção local e obstrução do ducto da glândula, formando cistos, que causam dor, edema local, e saída de secreção. Este quadro infeccioso é chamado de bartholinite, e geralmente o conteúdo dos cistos é pus. Também podem ocorrer obstruções não inflamatórias dos ductos, que geralmente são de origem traumática, secundárias a traumatismos do períneo, lacerações obstétricas (durante o parto) ou a episiotomia (corte cirúrgico realizado para facilitar a saída do bebê durante o parto).
Através do exame ginecológico, o médico pode dizer se o cisto de Bartholin é infeccioso ou não, e qual a melhor maneira de tratar; se é necessário utilizar antibióticos, drenagem da glândula ou até mesmo realizar sua retirada.

voltar
DRA. EVELINE LINHARES - GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
VILA CLINIC - (Atrás do Hospital Dr. Estevão e do Abrigo)
Rua Dr. Figueiredo Rodrigues, 573 Centro, Sobral - CE
Tel.: (88) 3613-2001\ 3613 4001\ 9747 8013
Encontre no mapa
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia International Federation of Gynecology and Obstetrics Sociedade Brasileira de Videocirurgia International Urogynecological Association Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia